Prefeitura de Macapá orienta que cidadãos atualizem esquema vacinal para viagens internacionais
- Rede Almanaque
- 29 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
O registro deve ser incluído nos documentos de viagem, de acordo com as normas do Programa Nacional de Imunizações

Divulgação: PMM
A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) – recomenda que a comunidade procure as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e apresente documento oficial com foto e Cartão de Vacinação para avaliação e atualização, em caso de necessidade. Os requisitos são fundamentais para realização de viagens internacionais.
Conforme o Poder Executivo do Brasil, para viagens internacionais, o indivíduo apresenta o “Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), quando exigido para entrada no país de destino ou no qual ocorra escala de voos”. Credencial e mais informações estão disponíveis no endereço https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia
Antes da viagem, é recomendado aplicação de doses como o imunizante contra Febre Amarela (FA). Para situações excepcionais, o CIVP pode ser solicitado para Meningite e Poliomielite, para estadia em países com transmissão da doença. Outros imunizantes recomendados são a Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e Vacina Adsorvida Difteria e Tétano (dT - dupla bacteriana adulto).
Em caso de viagens para outros estados do Brasil, o imunizante da febre amarela é indicado para residentes e/ou viajantes que se destinam às Áreas com Recomendação de Vacinação (ACRV). A aplicação é realizada com 10 dias de antecedência da data da viagem – tempo necessário para conferir proteção contra a infecção.
Ministério da Saúde e a Vigilância em Saúde de Macapá orientam que o viajante atualize o esquema vacinal, conforme orientações do Calendário Nacional de Vacinação.
Comments