Negra Áurea lança seu primeiro clipe musical “Capital Veraneio” nesta segunda-feira (29)
- Gabriela de Matos
- 28 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de ago. de 2024
Evento de lançamento conta com exposições visuais, poesia e música

Lançando seu primeiro clipe, Negra Aurea é também professora; ativista cultural; coordenalista; escritora e oficineira. /Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (29), a artista Negra Áurea lança seu primeiro clipe musical, intitulado Capital Veraneio. A estreia acontece dentro da programação do Sarau Veraneio, no Comitê de Cultura do Estado do Amapá, na área central da cidade.
O processo de produção da canção iniciou-se no ano de 2022, quando a artista sentiu a necessidade de criar algo a partir da sua percepção sobre o verão macapaense, especialmente no período após a pandemia de Covid-19.
“A gente pôde se mostrar novamente, eu preciso escrever sobre esse lugar!”, diz.
Quando Negra Áurea já tinha a música Capital Veraneio, ela conheceu o cenário de produtores audiovisuais, que deram ideias a respeito do seu trabalho. Nesse momento, surgiu a vontade de transformar essa canção em um clipe musical.
“Acendeu ainda mais essa vontade de escrever sobre isso, agora como clipe, colocando e exaltando a beleza natural que esse lugar tem”, declara a artista.

Capital veraneio passeia pelos pontos turísticos e históricos da capital do meio do mundo. / Foto: Divulgação
Enquanto professora, Negra Áurea acredita que a produção artística pode ser utilizada de maneira pedagógica. Por esse motivo, ela abrange em seu clipe os principais pontos turísticos da capital amapaense, ressaltando não somente as belezas naturais, mas a importância histórica desses locais.
“Todo o meu material, tudo o que eu faço, eu penso de maneira que ele possa ser explorado também pedagogicamente. Nós mostramos a Fazendinha, focamos nos balneários, na Beira Rio, lugar de encontro de muitos ritmos e shows que acontecem na beira do rio Amazonas. Foi pensando nessas tantas festividades, nessas belezas naturais, nessa riqueza natural”, explica.
Paraense, Negra Áurea reside há 28 anos no Amapá. Foi durante sua vivência no estado que ela pôde compreender mais sobre seu pertencimento à cultura negra. Desde o início de sua carreira artística, ela escreve sobre esse segmento.
“Capital Veraneio fala especialmente sobre esse momento que vivenciamos no mês de julho, que já é uma festa tradicional. E traz vários pontos culturais, elementos naturais, mas também procura colocar em evidência uma das nossas comunidades negras, que é o quilombo do Curiaú. Não que exista só este, mas que, a partir deste, possamos levar também a reflexão às demais. Que nesse universo veraneio, a comunidade negra está ali marcando seu ponto”, finaliza Negra Áurea.

Cenas do clipe Capital Veraneio no balneário do Curiaú / Foto: Divulgação
PROGRAMAÇÃO
Música com Negra Áurea, Kazumba Akelê e Herdeiros do Marabaixo;
Exposição das ilustrações da obra Poesia para Vilarejos, de Bruno Muniz; Exposição Penélope Moderna, de Mary Paes e ilustrações de Lene Moraes;
Recital com Negra Áurea, Cecília Lobo, Inácio Sena, Cristina Tracaioly, Cricilma Ferreira, Mary Paes, Luany Ferreira e Pat Andrade;
Microfone aberto para outros poetas e músicos.
Produção do evento: Cricilma Ferreira e Mary Paes.
Mais da artista Negra Aurea
Maria Áurea dos Santos do Espirito Santo, conhecida como Negra Áurea, 53 anos, nasceu no município de Igarape-Miri, no Pará. Possui Magistério, e é pedagoga pela UNIFAP. É especialistas em Gestão do Trabalho Pedagógico pela Faculdade Atual e em Educação de Jovens e Adultos pelo IFAP, além de ser mestre pela Universidade Três Fronteiras no Paraguay. Mora em Macapá desde 1996.
Desde que chegou ao Amapá, verificou o legado cultural que o estado tem em relação ao povo Tucuju e encontrou inspiração para desenvolver suas produções poéticas. Ao participar de vários movimentos afros, debates, conferências, sentiu a necessidade de escrever sobre questões da negritude, principalmente quando viu sua história parada no tempo em todos os suportes didáticos. Toda a sua obra artística está relacionada com a evolução deste segmento étnico.
Apoios
O Sarau Veraneio conta com o apoio do Comitê de Cultura do Amapá, Amapá Digital (produtor do Clipe, Maurício Silva), Arte da Pleta (Andreia Lopes), Coletivo de Literatura Infantil do Amapá , Kazumba Akelê, Imagem e Cia, Café e os Poetas, Rádio Andaluzia, Movimento Negro Unificado e Movimento Literário Afrologia Tucuju.
FICHA TÉCNICA CLIPE CAPITAL VERANEIO
Música : CAPITAL VERANEIO
Compositora e Intérprete: NEGRA ÁUREA
Produção e Direção: MAURÍCIO SILVA
Roteiro e Figurino: CRICILMA FERREIRA
Assistente de direção: MARCOS SANTOS
Arranjos: ELTON AGUIAR
Estúdio: Toninho Produções
SERVIÇO:
LANÇAMENTO CLIPE E SARAU VERANEIO
DATA: 29 de julho | segunda-feira
HORA: 17h às 19h30
LOCAL: Comitê de Cultura do Amapá, Av.: Procópio Rola, 2326 – Santa Rita
Atendimento à imprensa: Mary Paes (96)99179-4950
Comments