Aves da Amazônia: artesã Cláudia Penafort transforma materiais descartados em impressionantes representações de aves
- Flávio Sousa
- 22 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Processo de produção das peças envolve o uso de biscuit, uma massa de modelar feita com amido de milho e cola branca para porcelana fria

Foto: Flávio Sousa
Um dos grandes encantos do Brasil é, sem dúvida, a biodiversidade que habita a floresta amazônica. Fascinada pelas diferentes espécies de aves, a artesã Cláudia Penafort, proprietária do Aves da Amazônia, transforma materiais descartados em impressionantes representações de aves. Ela começou a produzir em 2020, durante a pandemia, criando a Arara Azul e, em pouco tempo, criou mais de dezessete peças. Nos três primeiros meses de isolamento social, Cláudia já havia desenvolvido um total de 27 espécies diferentes entre pássaros e aves para sua coleção.
O processo de produção das peças envolve o uso de biscuit, uma massa de modelar feita com amido de milho e cola branca para porcelana fria. É realizada uma extensa pesquisa sobre as espécies de aves, com o auxílio e consultas de biólogos. Cláudia também utiliza materiais descartados, como madeira e discos, para criar outros produtos, como porta-chaves, imãs de geladeira, artes em discos e habitats para aves, aproveitando esses materiais para compor seus artesanatos.
“Geralmente, eu utilizo a pintura como uma forma de arte. O fundo da pintura faz parte do processo artístico, e eu incorporo diversos elementos para enriquecer a obra”, conta.

Foto: Flávio Sousa
Apaixonada por aves e pássaros desde a infância, Cláudia Penafort tem mais de vinte anos de experiência em artesanato. Começou trabalhando com papel vegetal e, ao reconhecer o talento, decidiu se especializar em pintura na Escola de Artes Visuais Cândido Portinari.
"Eu sempre fui fascinada por esse universo, por explorar a biodiversidade e conhecer as diferentes espécies de aves e pássaros. Desde pequena, adorava pintar", revela.

Foto: Flávio Sousa
Ao fundar o Aves da Amazônia, a artesã tem como um dos principais objetivos apresentar as diversas espécies de aves que habitam na floresta amazônica, para mostrar ao público a rica variedade de aves que vivem e existem no Brasil.
“Um estrangeiro visitou minha loja e perguntou quais aves são encontradas na Amazônia, achando que eram apenas galinhas", conta. “Muitas pessoas ficam surpresas ao descobrir a diversidade de espécies que realmente existem. Sim, há uma pesquisa detalhada sobre cada uma delas!”, finaliza.
As peças são todas pintadas, montadas e moldadas à mão. Além de identificar as espécies com os nomes populares no Brasil, a artesã também inclui o nome científico e uma breve descrição sobre cada ave.

Foto: Flávio Sousa
A exposição Aves da Amazônia está localizada no Amapá Garden Shopping, Rod. Josmar Chaves Pinto, bairro Universidade.
Comments