Companhia de Trânsito e Transporte realiza audiência pública final sobre Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Macapá
- Rede Almanaque
- 2 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Elaboração do PlanMob é realizada pela CTMac e EGL Engenharia

Divulgação: PMM
Nesta sexta-feira (2), a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) realizou audiência pública final para discussão da hierarquia viária e transporte ativo ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Macapá. Ação ocorreu na Câmara dos Vereadores. Esta é a 4ª fase do PlanMob.
A elaboração de um documento estratégico orientará o desenvolvimento, a gestão do transporte e a circulação das pessoas nas áreas urbanas.
O PlanMob está vinculado ao Plano Diretor Municipal e obedece às diretrizes urbanísticas fixadas nos planos regionais. Entretanto, o documento não será outro plano urbano, mas um complemento do Plano Diretor.
"É um projeto de nível estratégico. Um plano de ações foi montado e a execução será gradativa para a cidade se adequar. Desta forma, será melhorada a mobilidade urbana a nível de trânsito, pedestres e ciclistas, em curto, médio e longo prazo. Envolve várias camadas da sociedade", frisou o coordenador do PlanMob, Lucas Martins.
Desde o início da elaboração, ocorreram reuniões e oficinas com participação de representantes de organizações da sociedade civil; público geral e entidades como Ministério Público do Amapá (MP-AP); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Cau); União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa), entre outras.
Em oficinas temáticas, foram discutidas questões sobre pedestres; ciclistas; transporte público; segurança viária; transporte fluvial; transporte de carga e hierarquia viária para melhoria da mobilidade urbana.
A elaboração do PlanMob é realizada pela CTMac e EGL Engenharia.
Participantes
Presentes na audiência pública: representantes de taxistas; da Capatania dos Portos; servidores da CTMac, entre outros.
Divulgação: PMM
Comments