Conheça a história da música “A Desconhecida” do cantor Fernando Mendes
- Flávio Sousa
- 6 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de ago. de 2024
Após um breve encontro marcante com uma mulher desconhecida, ele compôs uma música que explora temas de solidão e mistério

Foto: Divulgação
A canção "A Desconhecida", de Fernando Mendes em parceria com Fernando Augusto, descreve um encontro breve, e marcante, do cantor com uma mulher desconhecida. Embora para muitos ouvintes a música possa parecer romântica, a letra conta uma triste história sobre alguém que sofreu intensamente, fazendo referência a uma infância difícil e à falta de amor e carinho.
Lançada em 1972, a faixa se tornou um clássico da música popular brasileira e dos bailes paraenses, apresentando o estilo sentimental e romântico que é característico das obras de Fernando Mendes. Frases poéticas, como as 'suas mãos tão pequenas e frias' e o 'sorriso tão triste', criam uma narrativa que desperta compaixão e curiosidade no ouvinte. A canção aborda temas universais, como a solidão, busca por conexão humana e a dor da ausência do afeto.
O mistério que envolve a mulher descrita por Fernando Mendes é intensificado pelo fato de que, após ele compartilhar sua história, ela desaparece sem deixar vestígios, e nem mesmo seu nome é revelado, ninguém soube falar sobre essa mulher, nem mesmo sua família apareceu para contar sua história de vida.
Essa ausência de identidade e a falta de respostas sobre sua origem ou destino criam uma sensação de incompletude e provocam uma reflexão sobre as muitas histórias não contadas que encontramos ao longo da vida.
História da música A Desconhecida
Era uma tarde de sábado nos anos 70, quando o cantor estava a caminho de um ensaio com sua banda, os Blue Boys, no município de Conselheiro Pena, em Minas Gerais. Na praça da cidade, onde ele havia crescido, Fernando encontrou uma mulher chorando e visivelmente abatida.
Comovido pela cena, ele a convidou para assistir ao ensaio da banda. Curioso sobre a vida da mulher misteriosa, que tinha semelhança com a cantora Vanusa, Fernando perguntou seu nome, então a mulher respondeu que se chamava Vanusa, porém muitos suspeitam que nesse momento ela estava mentindo.
Durante a década de 70, a cantora Vanusa se tornou nacionalmente conhecida, popularizando seu famoso corte, um cabelo loiro curto com franja. A mulher desconhecida tinha o mesmo estilo do corte, até mesmo a cor de seu cabelo era semelhante à da cantora, como menciona Mendes. Então a desconhecida recusa a oferta para assistir o cantor no ensaio mas afirma que irá ao baile daquela noite de sábado.
Mais tarde, curioso com a vida da mulher, o cantor ficou sabendo que infelizmente ela havia falecido. “Depois eu soube que ela foi tomar banho no Rio Doce, e foi encontrada sem vida”, afirma Fernando Mendes. “A música foi uma homenagem pra essa mulher desconhecida”.
Desmentindo várias teorias sobre a música, uma das principais é que o cantor está se referindo a uma viagem, a mulher desconhecida e misteriosa realmente existiu, a canção descreve esse encontro entre os dois, curto e intenso.
"A Desconhecida" convida o ouvinte a conhecer as dores ocultas de pessoas desconhecidas que frequentemente passam despercebidas no dia a dia.
Ouça "A Desconhecida"
Comentários